Relpa

Como Tirar Bolor da Roupa e Tecidos
Índice

Bolor e mofo são problemas bastante comuns em roupas e outros tecidos. Principalmente as casas mais antigas podem concentrar humidade nas paredes e armários, causando o aparecimento destes fungos.

Além de causar um odor desagradável, os fungos podem danificar os tecidos e causar problemas de saúde.

Neste artigo, exploramos diversas técnicas e produtos que podem ajudar a manter as roupas livres de bolor.

Em casos de infestação severa de bolores, a RELPA pode ajudar, ao detetar a origem da humidade e sugerir medidas para eliminar o problema de raíz.

 

O que fazer para tirar Bolor e Mofo em Roupas e Tecidos?

Para remover bolor e mofo da roupa, é importante agir rapidamente e utilizar os métodos corretos. Aqui estão algumas soluções eficazes:

 

Soluções Caseiras

 

1. Como tirar mofo de roupa com açúcar?

Embora pouco convencional, uma mistura de açúcar e água pode ser eficaz para remover manchas leves de bolor. Aplique a solução diretamente na área afetada, esfregue suavemente e enxague bem. 

 

2. Como usar bicarbonato de sódio e vinagre para tirar mofo?

O bicarbonato de sódio é um excelente agente de limpeza que, combinado com vinagre, pode ajudar a remover o bolor. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água (3 colheres de sopa de bicarbonato para 1 de água). Mesmo que precise de maior quantidade, mantenha a proporção de 3:1. Aplique a mistura na mancha e deixe agir por 5 a 10 minutos. Depois, borrife vinagre sobre a área tratada e enxague. Por fim, lave a(s) peça(s) normalmente na máquina de lavar.

 

3. Como usar o vinagre branco e água para tirar mofo?

Há quem prefira utilizar apenas um copo de vinagre branco diluído em 1 litro de água antes da lavagem com o detergente habitual. Se for o seu caso, faça essa mistura numa bacia, coloque lá as roupas e deixe atuar por algum tempo (entre 1 a 2 horas). De seguida, coloque as roupas na máquina como já costuma fazer normalmente.

 

4. Como tirar mofo da roupa com bicarbonato e limão?

Outra combinação eficaz muito popular é o bicarbonato de sódio com limão. A acidez do limão potencializa a ação do bicarbonato, ajudando a eliminar manchas e odores. Aplique a mistura na mancha, deixe agir por uns minutos e lave como habitualmente.

 

5. Como tirar o mofo da roupa com Bórax?

Para remover manchas de bolor de roupas com bórax (borato de sódio), dissolva ½ chávena (120 ml) de bórax em 4 litros de água quente, mergulhe a roupa na solução e deixe de molho por 1 hora (ou até 24 horas, para manchas difíceis). Em seguida, lave a roupa normalmente na máquina, adicionando ½ chávena de bórax ao ciclo de lavagem se desejar um reforço extra.

 

Detergentes próprios para manchas de bolor de mofo

Para manchas mais persistentes, teste os detergentes específicos para remoção de manchas de bolor. Existem várias marcas disponíveis no mercado, em Portugal, incluindo Skip Tira Nódoas, Vanish OxiAction, Persil Color Gel (para roupa colorida) ou Persil Sabão Azul & Branco (para roupas brancas), ou Neoblanc, normalmente bastante eficazes para este tipo de nódoas.

Utilize um destes detergentes e lave a roupa a temperaturas altas (garantindo, claro, que as peças podem ser submetidas a essas temperaturas sem desbotar ou ficarem danificadas), pois o bolor não sobrevive a altas temperaturas.

 

Remoção de Bolor em Roupas de Diferentes Cores

 

1. Como tirar bolor de roupa branca?

Use detergentes anti-nódoas próprios para roupas brancas, como por exemplo, o Persil Sabão Azul & Branco ou o Skip Tira Nódoas para roupa branca. Alternativamente, pode usar o detergente Neoblanc Gentil, uma lixívia delicada que pode ser utilizada tanto em roupa branca como de cor.

Dica: Faça um pré-tratamento da roupa manchada com o Neoblanc Spray Mousse (próprio para roupa branca) – coloque sobre as manchas, deixe aplicar 5 minutos e voilá: roupa pronta para ir para a máquina!

 

2. Como tirar bolor de roupas coloridas?

Opte por uma solução de vinagre branco e água, ou use um produto específico para roupas coloridas que não desbote o tecido, como por exemplo Persil Color Gel, Neoblanc Gentil ou Skip Gel Tira Nódoas para Cores.

Dica: Faça um pré-tratamento da roupa colorida manchada com o próprio detergente, aplicando diretamente nas manchas e deixando atuar por alguns minutos.

 

3. Como tirar bolor de roupas pretas ou escuras?

Utilize uma das soluções caseiras (bicarbonato de sódio, vinagre branco, etc) e/ou detergentes próprios para roupas escuras, como o Skip Roupa Escura.

Nas roupas pretas, deverá ter mais cuidado com as altas temperaturas e com o tempo que as deixa de molho. A probabilidade de desbotamento é maior. Por isso, não misture as roupas pretas com as outras cores, não deixe de molho demasiado tempo e não utilize temperaturas demasiado altas. Leia as etiquetas da roupa para se certificar qual a temperatura a que podem ser lavadas.

 

 

Remoção de Bolor em Roupas Especiais

 

1. Como tirar o bolor da roupa do bebé?

Use produtos suaves e específicos para roupas infantis e evitar químicos agressivos, como por exemplo, o Chicco Sensitive, A+ Baby ou Skip Baby. A solução de bicarbonato de sódio e vinagre também são opções seguras.

 

2. Como tirar o bolor da roupa de cama e edredons?

Verifique as etiquetas para instruções específicas. Lave em máquinas grandes, se possível, com produtos apropriados para tecidos delicados, como o Skip Sensitive ou Skip Comfort.

 

Dicas Gerais para Evitar o Bolor na Roupa

  • Mantenha o ambiente arejado: Certifique-se que os armários e gavetas estão bem ventilados.
  • Use desumidificadores: Em áreas muito húmidas, os desumidificadores podem ajudar a reduzir a humidade no ar.
  • Armazene corretamente: Roupas devem ser guardadas limpas e secas. Utilize sacos de armazenamento que permitam a circulação de ar.
  • Limpeza regular: Lave roupas e tecidos regularmente, especialmente aqueles guardados por longos períodos.
  • Detetar a origem da humidade: implementar medidas corretivas que vão resolver o problema de forma definitiva. Quer se trate de humidade por condensação, humidade por capilaridade ou humidade proveniente de infiltrações, a RELPA pode ajudar a identificar a sua origem e orientá-lo na sua resolução. Solicite um orçamento através do formulário na nossa página de contactos, ou através dos seguintes meios de contacto: pfernandes@relpa.pt / 968 513 973

Manter as roupas livres de mofo e bolor requer uma combinação de cuidados preventivos e ações corretivas eficazes. Ao seguir estas dicas e utilizar os produtos adequados, pode garantir que as suas roupas permaneçam em bom estado e sem as manchas escuras provocadas pela humidade.

Artigos relacionados