Em ambientes com níveis elevados de humidade, é natural surgir bolor nos tetos e paredes, que nem sempre é fácil de remover. No entanto, existem algumas soluções quer naturais, quer químicas.
Um dos produtos muito usado para este fim é o bicarbonato de sódio, o qual pode ser diluído em água quente e aplicado para a remoção de manchas de humidade. Para isso, deve usar-se uma esponja embebida na solução, esfregar a zona manchada e deixar atuar por uma hora.
Outra opção passa pela utilização do vinagre. No entanto, neste caso, importa que posteriormente areje bem a divisão, para que o odor não fique tão intenso.
Por último, também pode usar lixívia, misturada com água, e aplicar nas manchas de bolor, com uma esponja ou pano.
O que provoca o mofo e manchas pretas nas paredes e teto?
Quando surge mofo e manchas pretas nas paredes e no teto, é sinal de que nessa divisão existem níveis excessivos de humidade. A humidade é o principal motivo para o aparecimento de mofo e de manchas pretas nas paredes e no teto, bem como em qualquer outra superfície.
Como tirar bolor e mofo do teto manchado?
Há diferentes formas de eliminar o bolor e o mofo do teto. No entanto, uma das mais eficazes é a que recorre a uma solução de lixívia diluída em água. Depois, é só esfregar o teto com esta mistura, usando uma esponja ou pano. No fim, deve passar outro pano embebido apenas em água.
Como evitar a humidade e mofo nas paredes?
De um modo geral, a presença de mofo nas paredes costuma estar relacionada com níveis altos de humidade no ambiente. Logo, para evitar o aparecimento destas manchas, é necessário reduzir os valores de humidade.
Para isso, há algumas medidas que podem ser adotadas, tais como:
- Arejar bem a casa;
- Diminuir a produção de vapor (nomeadamente durante o banho);
- Usar o desumidificador com frequência;
- Detetar a origem da humidade e implementar medidas corretivas que vão resolver o problema de forma definitiva. Quer se trate de humidade por condensação, humidade por capilaridade ou humidade proveniente de infiltrações, a RELPA pode ajudar a identificar a sua origem e orientá-lo na sua resolução. Solicite um orçamento através do formulário na nossa página de contactos, ou através dos seguintes meios de contacto: pfernandes@relpa.pt / 968 513 973
Como remover as manchas de mofo da parede?
Muitas vezes, depois de removidas as marcas mais escuras de bolor e de mofo, há umas manchas amareladas que persistem e que necessitam de ser retiradas, recorrendo a outros produtos e a uma limpeza mais persistente.
Neste caso, pode recorrer a alguns produtos como, por exemplo:
- um detergente suave diluído em água morna;
- uma mistura de vinagre branco e água;
- uma solução de água oxigenada e água.
Os melhores produtos caseiros para tirar o mofo das paredes e tetos
Quem não deseja despender dinheiro ou, simplesmente, não quer usar detergentes e outros produtos químicos para tratar o problema do mofo, pode sempre recorrer a alguns produtos caseiros que também se revelam capazes de eliminar manchas de bolor.
Eliminar mofo das paredes e teto com vinagre
O vinagre, particularmente o vinagre branco, é um produto ácido que, além de limpar, desinfeta e é capaz de eliminar 82% dos fungos, nomeadamente o bolor.
Por isso, se houver marcas de mofo persistentes, deve aplicar o vinagre diretamente na superfície afetada, deixando atuar por uma hora. Depois, é só passar um pano embebido em água e deixar secar.
Eliminar mofo das paredes e teto com bicarbonato
O bicarbonato de sódio é um produto com múltiplos usos e remover o mofo é um deles. Ele não só elimina o fungo, como absorve a humidade que está na sua origem.
Basta ¼ de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e água para preparar uma solução super eficaz.
Borrife o mofo presente nas paredes e no teto e, posteriormente, esfregue. Finalize, enxaguando.
Eliminar definitivamente os problemas de humidade
Apesar de muitos destes produtos se revelarem realmente eficazes na remoção das manchas de mofo e de bolor, a realidade é que elas voltarão, se o problema que está na sua origem não for resolvido.
Daí ser importante contratar serviços especializados para solucionar o problema da humidade. A RELPA disponibiliza esses serviços, fazendo um levantamento das patologias habitacionais existentes, de modo a identificar a origem da humidade e as medidas corretivas a adotar para resolver este problema.
Se pretender, pode solicitar um orçamento através do formulário na nossa página de contactos, ou através dos seguintes meios de contacto: pfernandes@relpa.pt / 968 513 973