As infiltrações ocorrem quando as paredes de um edifício, independentemente do material de que são feitas, não são totalmente estanques, deixando a humidade penetrar no interior da construção.
Quando as infiltrações têm origem no exterior, isso significa que a água entra devido a uma impermeabilização deficiente, a fissuras nas paredes ou a caleiras entupidas. Por outro lado, se as infiltrações forem interiores, tal poderá estar relacionado com problemas na canalização.
Em todo o caso, as infiltrações devem ser sempre tratadas, pois podem danificar gravemente a estrutura do edifício.
PRINCIPAIS TIPOS E CAUSAS DAS INFILTRAÇÕES
As infiltrações podem ter origens muito distintas. Daí ser muitas vezes necessário realizar uma peritagem para determinar com rigor a causa de cada infiltração. Eis alguns dos tipos de infiltrações mais frequentes:
- Infiltrações pelas coberturas: geralmente, este tipo de infiltração está relacionado com problemas de isolamento com telas;
- Infiltrações pelas fachadas: na origem deste tipo de infiltração, podem estar as fissuras e as juntas dos revestimentos;
- Infiltrações nas varandas e terraços: estas infiltrações costumam ser provocadas por problemas com telas;
- Infiltração nas garagens: este género de infiltração tem, muitas vezes, como causa problemas nas telas de proteção à estrutura enterrada;
- Infiltração junto às caixilharias: normalmente, este é um problema causado pela quebra de isolamento do binómio caixilharia / soleira.
ONDE PODEM OCORRER AS INFILTRAÇÕES
As infiltrações podem atingir uma grande variedade de espaços, em função da causa para o seu aparecimento. Eis alguns dos espaços normalmente mais afetados por este problema.
1. Espaços Privados
- Infiltração nas Paredes;
- Infiltração no Teto;
- Infiltração nas Janelas;
- Infiltração em Terraços e Varandas;
- Infiltração em Garagens Individuais.
2. Espaços Comuns
- Infiltração na Garagem Comum do Prédio;
- Infiltração na Fachada;
- Infiltração no Telhado ou Cobertura.
PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS DAS INFILTRAÇÕES
As infiltrações são sempre negativas, tanto para a saúde de quem frequenta espaços com infiltrações, como para a saúde das próprias estruturas dos edifícios com problemas de infiltrações.
Riscos das infiltrações para a saúde
As infiltrações podem causar problemas de saúde ao expor as pessoas a elevados níveis de humidade. Há várias doenças e alergias que têm origem na humidade, uma vez que a mesma favorece a propagação de ácaros, fungos e bactérias.
Consequências das infiltrações nos imóveis
Para além prejudiciais para a saúde, as infiltrações também vão danificando a estrutura do edifício, contribuindo para a desvalorização do imóvel, muito devido ao aparecimento de fungos, bolores, bactérias e ácaros. Algumas das consequências que as infiltrações acarretam para os imóveis são:
- Inundações
- Má qualidade do ar interior;
- Manchas escuras nas paredes e tetos;
- Pintura a descascar;
- Danos nos móveis, chão, portas e rodapés;
- Riscos elétricos e avarias de equipamentos;
- Armários a cheirar a mofo;
- Roupa húmida e estragada;
- Divisões inabitáveis
O QUE FAZER EM CASO DE INFILTRAÇÕES?
Se suspeita que tem uma ou mais infiltrações em sua casa, deve procurar solucionar esse problema o quanto antes.
Para isso, antes de mais, é necessário detetar com exatidão a origem da infiltração e, para tal, é preciso proceder a uma peritagem de infiltrações. Posteriormente, essa mesma peritagem irá informar sobre qual o melhor caminho a seguir para erradicar a infiltração identificada.
Deteção da Infiltração
Para detetar a origem da infiltração, deverá contratar uma empresa de peritagem, como a RELPA.
A RELPA irá analisar o interior e exterior dos espaços afetados e:
1) Fazer inspeção visual dos elementos e o registo fotográfico das anomalias;
2) Recorrer a equipamentos de vanguarda, como medidores de humidade, câmaras endoscopias e câmaras térmicas, para detetar a origem da infiltração com precisão e de forma não destrutiva.
No caso da inspeção ser requerida por uma empresa de condomínio para todo o edifício, o perito da RELPA elaborará inquéritos aos moradores. Posteriormente, fará peritagens ao interior de todas as frações e analisará o estado de conservação das garagens, fachadas e coberturas, de modo a identificar as anomalias e a apurar as suas causas.
Resolução da Infiltração
A etapa seguinte consiste na resolução da infiltração. Neste fase, é necessário contratar uma empresa que execute as obras necessárias, respeitando as indicações deixadas pelo perito no relatório técnico de patologias adquiridas.
Neste relatório, encontram-se listadas as evidências das patologias detetadas, as suas causas e efeitos, o caderno de encargos, o mapa de quantidades (lista das medições), bem como os trabalhos a desenvolver para a reabilitação e/ou reparação dos danos.
A RELPA, apresenta os métodos construtivos mais indicados para solucionar o problema da infiltração, e como não realiza obras, garante independência técnica aos seus clientes.
PERGUNTAS FREQUENTES
Se as infiltrações tiverem origem nas áreas comuns do edifício, então elas são da responsabilidade do condomínio. Nestes casos, o condomínio não só é responsável pela resolução da infiltração, como pela reparação dos danos interiores causados por ela nas frações afetadas.
Nota: A este respeito, importa relembrar que existem terraços e varandas considerados áreas comuns, embora sejam de uso privado.
ESPECIALISTAS EM INFILTRAÇÕES
Paulo Fernandes
Perito Averiguador em danos reais
SPP – Sociedade Profissional de Peritagem | CNPR – Câmara Nacional de Peritos Reguladores
Experiência profissional
- Diretor de Construção da DBR – Construção e Engenharia
- Consultor de Projeto na Topwork – Soluções de Engenharia
- Diretor Comercial de de Planeamento na Fibnet
- Gestor de Projeto na Philips Portuguesa
Formação profissional
- Perito Averiguador em Danos Reais
- Projetista de Térmica – Certificação energética
Sobre a RELPA
Fundada em 2016 pelo Eng. Paulo Fernandes, em Braga, a RELPA é uma empresa especializada em inspeção técnica e diagnóstico de patologias em habitações e edifícios.
A RELPA realiza vistorias detalhadas para identificar e analisar problemas como infiltrações, condensações, origem da humidade, fissuras e outros danos estruturais, e propõe as respectivas medidas corretivas.
Começou inicialmente como sendo uma empresa especializada em Relatórios Técnicos de Patologias a Edifícios, tendo, mais tarde, expandido a sua área de atuação para Diagnósticos Habitacionais, proporcionando aos seus clientes uma noção clara do estado de conservação da habitação que pretende comprar, quer a nível estrutural, quer a nível das infraestruturas, como eletricidade, canalização e gás.
Para além do diagnóstico de patologias a habitações e edifícios, a RELPA faz também inspeções preventivas em edifícios próximos de obras, visando evitar disputas causadas por danos. Essas inspeções abrangem áreas como interior de frações, varandas, fachadas, coberturas, garagens e zonas comuns. Após o levantamento das patologias existentes, é fornecido um relatório detalhado a ambas as partes.
A RELPA utiliza métodos não destrutivos, como inspeção visual e termografia, para obter resultados precisos.
A equipa técnica da RELPA possui formação específica e vários anos de experiência nas suas áreas de intervenção, e dispõe de equipamento de ponta, que, em conjunto, garantem um serviço de excelência.
ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO
Área de atuação: Portugal Continental