O que verificar antes de comprar um imóvel usado

O que verificar antes de comprar um imóvel usado

Decidir comprar uma casa não tem só a ver com o preço, localização ou tipologia. Temos de ter a certeza do que estamos a comprar. Claro que não há casas perfeitas, mas é da nossa responsabilidade reunir informações que nos permitam evitar surpresas desagradáveis, que nos vão sair do bolso e causar dores de cabeça bem agudas.

Desta forma, o objetivo deste artigo é elucidá-lo sobre os principais pontos a verificar antes de comprar um imóvel usado.

Há vários aspetos a ter em conta antes de avançarmos para a compra de uma casa e esses aspetos podem transformar a casa de sonho num pesadelo. Não ignore estes passos!

 

8 questões às quais deverá conseguir responder antes de adquirir um imóvel usado

 

1- Qual o estado de conservação da casa?

Parece uma pergunta óbvia, mas grande parte dos agentes imobiliários não sabe responder. E arrisca-se a ouvir: “Razoável”, quando essa não é a realidade. Normalmente os olhos do comprador não estão preparados para avaliar corretamente o estado de conservação de uma habitação (já para não falar de que algumas coisas estão “escondidas”…). Antes de comprar a casa, solicite uma peritagem de patologias da habitação, ou seja, uma inspeção residencial.

 

2 – Como estão as infraestruturas (rede de eletricidade, canalizações e gás)?

Qual o estado da instalação elétrica, da rede de abastecimento de água e da rede de gás? 

Instalação elétrica: A instalação elétrica está em condições de ser usada sem perigo de curto circuito? O Quadro Elétrico é o apropriado e está bem dimensionado? As tomadas e interruptores estão em condições e não vão deitar a luz a baixo?

Canalizações (abastecimento): Como está a canalização de abastecimento? Será que suporta a pressão da água? Será que a mesma é suficiente? Será que a canalização ainda é de ferro que oxida com o tempo e faz mal à saúde?

Rede de gás: A rede de gás está em condições de ser utilizada? Será que há fugas que podem colocar em risco a nossa saúde (ou vida)? Será que posso instalar um esquentador moderno e passar na inspeção?

Para entender a condição das infraestruturas, é necessário investir (algo que os proprietários geralmente evitam) para obter uma avaliação técnica habitacional independente sobre o estado delas.

 

3 – A casa costuma ter humidades, infiltrações ou condensações?

Será que a casa tem problemas de humidades, mesmo não estando visíveis? Será que existem infiltrações pelas paredes, tetos ou caixilharias? Será que há problemas de condensações?

Qualquer tipo de humidade é de difícil resolução, e a mesma pode não depender apenas da vontade do comprador, pois a maior parte de nós vive em propriedade horizontal, e as decisões dependem também dos restantes condóminos.

Peça ajuda a uma empresa especializada em deteção de infiltrações, humidades e condensação que, através de equipamentos de vanguarda, consegue ver o que os nossos olhos não veem.

 

4 – Como estão as fachadas e telhados?

É importante perceber se há algum problema com as fachadas e telhados, que nos podem trazer encargos futuros. 

As fachadas estão fissuradas? Os azulejos estão a cair? Há várias tonalidades de azulejos ou pastilhas, indicando intervenções anteriores? Estes sinais / patologias podem indicar que as fachadas terão de ser reabilitadas num curto espaço de tempo.

O telhado encontra-se remendado? Com placas fissuradas ou partidas? As suas fixações estão oxidadas e/ou soltas? As telas e rufos estão em bom estado de conservação? O telhado ainda é de lusalite que contém amianto? Mais uma vez, estas patologias poderão indiciar uma necessidade futura de reabilitação.

Se necessitar de uma inspeção à casa / edifício, fale com a RELPA.

 

5 – Estão previstos encargos futuros?

Este é um ponto muito importante que necessitamos mesmo de saber. Muitas vezes estão previstos encargos com obras ou reparações, que já foram aprovadas em ata de assembleia de condóminos e que também terão de custear, pois essa responsabilidade passa para o novo proprietário.

 

6 – Há dívidas?

Parece estranha esta pergunta, mas não é. Devemo-nos informar de basicamente duas questões:

a) O atual proprietário tem dívidas com o condomínio? Mesmo havendo uma declaração de não dívida por parte do proprietário, não caia nessa. Pode ter problemas futuros com o condomínio sem necessidade, uma vez que este é um ponto que pode resolver logo à partida (descontando o valor da dívida, caso exista, ao valor do imóvel).

b) O condomínio tem dívidas com os fornecedores? Por vezes acontece que há dívidas assumidas pelo condomínio, como por exemplo aos elevadores, por má gestão anterior, passando também estes encargos para o novo dono. Mais uma vez há que descontar esses valores ao proprietário.

Em parceria com um escritório de Advogados (parceiro da RELPA), ficará a saber:

  • Se o atual proprietário tem dívidas para com o condomínio;
  • Se o condomínio tem dívida para com fornecedores;
  • Se estão previstas obras ou outros encargos.

Será apresentado certificado de conformidade assinado por escritório de advogados.

Não ignore este passo tão importante que lhe pode originar custos futuros bastante elevados.

 

7 – Quais são as condições legais do imóvel?

Deve ter a certeza que a casa não está penhorada ou hipotecada, e ter apoio na realização da escritura e/ou contrato promessa. O escritório de Advogados parceiro da RELPA ajuda-o com estas questões.

 

8 – Qual o preço?

Pode parecer estranho o preço vir em último lugar. No entanto, antes de sabermos as respostas às primeiras 7 questões não conseguimos perceber o valor real da casa… Não é verdade?

 

Utilize a nossa Checklist “Comprar Imóvel Usado”

Lembre-se que é do seu interesse fazer uma boa inspeção porque pode usar esse conhecimento adquirido para negociar a compra da casa ou, pelo menos, evitar que cometa um grande erro.

Caso não queira contratar uma empresa especializada na deteção de patologias habitacionais, utilize a nossa checklist resumida, que pode imprimir e levar consigo quando for fazer a visita ao imóvel:

 

 

Antes de fecharmos o negócio, temos de ter muito cuidado para que o valor a pagar pela casa seja o mais real e justo possível.

Há poucas coisas que causam mais desilusão e desgaste (além do desperdício de dinheiro) do que vermos a casa que acabamos de comprar com sucessivos problemas…

 

Como a RELPA o(a) pode ajudar?

Se estiver interessado(a) numa opinião profissional poderá contactar-nos para que façamos um diagnóstico habitacional completo, a fim de lhe fornecer informações imparciais sobre o real estado de conservação da habitação, reportando qualquer tipo de problemas identificáveis ​​que a mesma tenha, antes de tomar a decisão final de comprá-la.

Para pedir mais informações (sem qualquer compromisso), pode ligar o 968 513 973 ou enviar email para pfernandes@relpa.pt