Os 6 aspetos a verificar para comprar uma casa usada sem surpresas desagradáveis.

Os 6 aspetos a verificar para comprar uma casa usada sem surpresas desagradáveis

 

Vemos, gostamos, negociamos, compramos e já está. Estamos satisfeitos com o negócio, não vemos o dia de tomar posse, de decorar a casa à nossa maneira e viver felizes para sempre.

Mas… raramente é assim.

A compra de uma casa tem tanto peso na nossa vida que o processo é longo e demorado, ou não fosse este, um investimento de uma vida.

Mas será que conhecemos realmente a casa que vamos comprar?

Há vários aspetos a ter em conta antes de avançarmos para a compra de uma casa…e esses aspetos podem fazer a diferença entre uma casa de sonho e um lugar de pesadelo.

Para que esteja mais prevenido(a) no ato de compra da sua casa, de seguida enumeramos as perguntas mais importantes que deve fazer antes de rubricar a sua assinatura na escritura.

1 – Verificar a existência de humidades

Será que a casa tem problemas de humidades, mesmo não estando visíveis? Será que existem infiltrações pelas paredes, tetos ou caixilharias? Será que há problemas de condensações?

Qualquer tipo de humidade é de difícil resolução, e a mesma pode não depender apenas da vontade do comprador, pois a maior parte de nós vive em propriedade horizontal, e as decisões dependem também dos restantes condóminos.

2 – Verificar o estado de conservação das fachadas

As fachadas estão fissuradas? Os azulejos estão a cair? Há várias tonalidades de azulejos ou pastilha, indicando intervenções anteriores?

Estes sinais / patologias podem indicar que as fachadas terão de ser reabilitadas num curto espaço de tempo, implicando mais investimento por parte do comprador.

3 – Verificar o estado de conservação dos telhados.

O telhado encontra-se remendado? Com placas fissuradas ou partidas? As suas fixações estão oxidadas e/ou soltas? As telas e rufos estão em bom estado de conservação? O telhado ainda é de lousalite que contém amianto?

Mais uma vez, estas patologias poderão indiciar uma necessidade futura de reabilitação, implicando mais investimento por parte do comprador.

4 – Verificar infraestruturas

Qual o estado da instalação elétrica, da rede de abastecimento de água e da rede de gás?

Instalação elétrica: A instalação elétrica está em condições de ser usada sem perigo de curto circuito? O Quadro Elétrico é o apropriado e está bem dimensionado? As tomadas e interruptores estão em condições e não vão deitar a luz a baixo?

Canalizações – abastecimento – Como está a canalização de abastecimento? Será que suporta a pressão da água? Será que a mesma é suficiente? Será que a canalização ainda é de ferro que oxida com o tempo e faz mal à saúde?

Rede de gás – A rede de gás está em condições de ser utilizada? Será que há fugas que podem colocar em risco a nossa saúde (ou vida)? Será que posso instalar um esquentador moderno e passar na inspeção?

 

5 – Verificações com o condomínio

Se for caso disso, não se limite a verificar apenas a sua habitação. Deve questionar o condomínio sobre:

  • O atual proprietário tem dívidas para o condomínio?
  • O condomínio tem dívidas para com fornecedores, como por exemplo para com os elevadores?
  • Estão previstas obras de reabilitação nas áreas comuns ou outros encargos?

Assim, evitamos surpresas desagradáveis com encargos que nem sabíamos que existiam.

 

 6 – Verificações legais

Devemos ter a certeza que a casa não está penhorada ou hipotecada, e ter apoio na realização da escritura e/ou contrato promessa.

Em suma:

Antes de fecharmos o negócio, temos de empregar alguma cautela para que o valor a pagar pela casa seja o mais real e justo possível. Há poucas coisas que causam mais desilusão e desgaste (para além do desperdício de dinheiro) do que vermos a casa que acabámos de comprar com sucessivos problemas.

Esperamos que este guia sirva de ajuda.

Os nossos serviços

Se estiver interessado(a) numa opinião profissional poderá encontrar empresas que, como nós, realizam diagnósticos habitacionais com o objetivo de fornecer aos compradores informações imparciais, sobre o real estado de conservação da habitação, reportando qualquer tipo de problemas identificáveis ​​que a mesma tenha, antes de tomarem a decisão final de comprá-la.

Para pedir mais informações (sem qualquer compromisso), pode ligar o 965 513 973 ou enviar email para pfernandes@renovabit.pt

Leave a Reply

Your email address will not be published.