Humidade Ascendente ou por Capilaridade

Saiba o que é e o que fazer.

A humidade ascendente (ou humidade por capilaridade) é um problema comum nas paredes de edifícios, especialmente em estruturas mais antigas ou mal construídas. Este fenómeno ocorre quando a água presente no solo ou na base da estrutura é absorvida pelo material poroso das fundações ou da alvenaria. A água é então transportada verticalmente através dos poros do material (capilares).

Registo termográfico de Humidade Ascendente por Capilaridade

O que provoca a humidade ascendente?

Há várias circunstâncias que podem ajudar a explicar o aparecimento de humidade ascendente. Entre as suas principais causas estão:

  • Materiais de construção porosos, como tijolos, pedra, betão não hidrofugado, podem permitir a capilaridade, ou seja, o “movimento” ascendente da água;
  • Ausência de desvão sanitário, que favorece o contacto com as águas;
  • Níveis freáticos elevados;
  • Má drenagem em torno do edifício que pode resultar na acumulação de água à volta das fundações, aumentando a quantidade de água disponível para ser absorvida pelo material de construção.

 

Consequências da Humidade por Capilaridade

A humidade por capilaridade prejudica não só o imóvel, estruturalmente, como também afeta negativamente a saúde de quem vive ou frequenta esse espaço.

consequências da humidade por condensação para a saúde

Para a saúde

A humidade ascendente (ou por capilaridade) pode prejudicar a sua saúde e o seu bem-estar. Quem passa muito tempo num imóvel com este tipo de humidade pode mesmo começar a desenvolver algumas doenças, devido ao contacto com os ácaros, fungos e bactérias que estão presentes na humidade e no próprio ar.

É sabido que o excesso de humidade pode causar problemas respiratórios, como tosse, bronquite, asma, alveolites, pneumonia, entre outras patologias. Muitas destas doenças podem mesmo acabar por se tornar crónicas. A humidade ascendente pode ainda originar dores musculares ou reumáticas e irritabilidade. Portanto, prevenir ou tratar o problema da humidade é importante para a saúde.

consequências da humidade por condensação para o imóvel

Para o imóvel

A humidade ascendente vai deteriorando o imóvel, desgastando os materiais de construção e prejudicando a imagem interior e exterior da casa. Entre os sinais deixados por este problema de humidade estão: 

  • Manchas de humidades no interior ou exterior nas paredes e pavimentos;
  • Pinturas a descascar;
  • Papel de parede que descola;
  • Paredes com bolores;
  • Eflorescência (salitre no exterior das paredes).
  • Criptoflorescências (salitre no interior das paredes)

Além disso, a humidade ascendente pode comprometer a integridade estrutural do edifício ao longo do tempo, se não for tratada.

Como resolver problemas de Humidade por Capilaridade?

Há algumas formas de resolver os problemas de humidade por capilaridade, dependendo da sua causa. Algumas opções incluem:

  • Escavações perimetrais por forma a dotar as estruturas de drenagens eficientes
  • Aplicação de sistema de resinas por forma a criar barreira horizontal através da vedação dos capilares
  • Aplicação de sistema de impermeabilização negativa caso se trate de pavimentos 

Com uma equipa especializada em diagnósticos precisos de humidades e infiltrações, a RELPA pode ajudá-lo a identificar a origem da humidade ascendente e propor medidas corretivas eficientes. Saiba mais em:

Perguntas Frequentes

Sim. A humidade ascendente ou por capilaridade é um fenómeno físico que consiste na ascensão da água por pequenos vasos ou capilares.

O aparecimento de humidade no chão pode ter diversas causas. Entre as mais frequentes estão os fracos materiais de construção utilizados no piso do edifício. Além disso, quando aparece este tipo de humidade é porque a placa de pavimento está praticamente em contacto com o solo.

O tempo necessário para resolver problemas de humidade ascendente pode variar dependendo da gravidade do problema, das características do edifício e das medidas corretivas adotadas. Em alguns casos, as soluções podem ser implementadas em questão de dias ou semanas, enquanto em outros casos mais complexos pode levar mais tempo.

No caso das paredes a humidade ascendente não voltará a surgir. No caso dos pavimentos, é importante monitorizar com alguma regularidade e manter as medidas preventivas adequadas.

Especialistas em humidade ascendente (por capilaridade)

Eng. Paulo Fernandes

Responsável

Eng. Paulo Fernandes

Perito Averiguador em danos reais

SPP – Sociedade Profissional de Peritagem | CNPR – Câmara Nacional de Peritos Reguladores

Experiência profissional

  • Diretor de Construção da DBR – Construção e Engenharia
  • Consultor de Projeto na Topwork – Soluções de Engenharia
  • Diretor Comercial de de Planeamento na Fibnet
  • Gestor de Projeto na Philips Portuguesa
  • Diretor de Construção da DBR – Construção e Engenharia
  • Consultor de Projeto na Topwork – Soluções de Engenharia

Formação profissional

  • Perito Averiguador em Danos Reais
  • Projetista de Térmica – Certificação energética

Sobre a RELPA

Fundada em 2016 pelo Eng. Paulo Fernandes, em Braga, a RELPA é uma empresa especializada em inspeção técnica e diagnóstico de patologias em habitações e edifícios.

A RELPA realiza vistorias detalhadas para identificar e analisar problemas como infiltrações, condensações, origem da humidade, fissuras e outros danos estruturais, e propõe as respectivas medidas corretivas.

Começou inicialmente como sendo uma empresa especializada em Relatórios Técnicos de Patologias a Edifícios, tendo, mais tarde, expandido a sua área de atuação para Diagnósticos Habitacionais, proporcionando aos seus clientes uma noção clara do estado de conservação da habitação que pretende comprar, quer a nível estrutural, quer a nível das infraestruturas, como eletricidade, canalização e gás.

Para além do diagnóstico de patologias a habitações e edifícios, a RELPA faz também inspeções preventivas em edifícios próximos de obras, visando evitar disputas causadas por danos. Essas inspeções abrangem áreas como interior de frações, varandas, fachadas, coberturas, garagens e zonas comuns. Após o levantamento das patologias existentes, é fornecido um relatório detalhado a ambas as partes.

A RELPA utiliza métodos não destrutivos, como inspeção visual e termografia, para obter resultados precisos.

A equipa técnica da RELPA possui formação específica e vários anos de experiência nas suas áreas de intervenção, e dispõe de equipamento de ponta, que, em conjunto, garantem um serviço de excelência.

Entre em contacto connosco


    Área abrangida: Portugal Continental