Infiltrações

Saiba o que fazer em caso de infiltrações.

As infiltrações ocorrem quando as paredes de um edifício, independentemente do material de que são feitas, não são totalmente estanques, deixando a humidade penetrar no interior da construção.

Quando as infiltrações têm origem no exterior, isso significa que a água entra devido a uma impermeabilização deficiente, a fissuras nas paredes ou a caleiras entupidas. Por outro lado, se as infiltrações forem interiores, tal poderá estar relacionado com problemas na canalização

Em todo o caso, as infiltrações devem ser sempre tratadas, pois podem danificar gravemente a estrutura do edifício.

infitrações demonstradas por registo termográfico
infiltrações no teto com câmara termográfica

Principais tipos e causas das infiltrações

As infiltrações podem ter origens muito distintas. Daí ser muitas vezes necessário realizar uma peritagem para determinar com rigor a causa de cada infiltração. Eis alguns dos tipos de infiltrações mais frequentes:

  • Infiltrações pelas coberturas: geralmente, este tipo de infiltração está relacionado com problemas de isolamento com telas;
  • Infiltrações pelas fachadas: na origem deste tipo de infiltração, podem estar as fissuras e as juntas dos revestimentos;
  • Infiltrações nas varandas e terraços: estas infiltrações costumam ser provocadas por problemas com telas;
  • Infiltração nas garagens: este género de infiltração tem, muitas vezes, como causa problemas nas telas de proteção à estrutura enterrada;
  • Infiltração junto às caixilharias: normalmente, este é um problema causado pela quebra de isolamento do binómio caixilharia / soleira.

 

Onde podem ocorrer as infiltrações

As infiltrações podem atingir uma grande variedade de espaços, em função da causa para o seu aparecimento. Eis alguns dos espaços normalmente mais afetados por este problema.

1. Espaços Privados

  • Infiltração nas Paredes;
  • Infiltração no Teto;
  • Infiltração nas Janelas;
  • Infiltração em Terraços e Varandas;
  • Infiltração em Garagens Individuais.

2. Espaços Comuns

  • Infiltração na Garagem Comum do Prédio;
  • Infiltração na Fachada;
  • Infiltração no Telhado ou Cobertura.

Perigos e Consequências das infiltrações

As infiltrações são sempre negativas, tanto para a saúde de quem frequenta espaços com infiltrações, como para a saúde das próprias estruturas dos edifícios com problemas de infiltrações.

 

Riscos das infiltrações para a saúde

As infiltrações podem causar problemas de saúde ao expor as pessoas a elevados níveis de humidade. Há várias doenças e alergias que têm origem na humidade, uma vez que a mesma favorece a propagação de ácaros, fungos e bactérias. 

 

Consequências das infiltrações nos imóveis

Para além prejudiciais para a saúde, as infiltrações também vão danificando a estrutura do edifício, contribuindo para a desvalorização do imóvel, muito devido ao aparecimento de fungos, bolores, bactérias e ácaros. Algumas das consequências que as infiltrações acarretam para os imóveis são:

  • Inundações
  • Má qualidade do ar interior;
  • Manchas escuras nas paredes e tetos;
  • Pintura a descascar;
  • Danos nos móveis, chão, portas e rodapés;
  • Riscos elétricos e avarias de equipamentos;
  • Armários a cheirar a mofo;
  • Roupa húmida e estragada;
  • Divisões inabitáveis

O que fazer em caso de infiltrações?

Se suspeita que tem uma ou mais infiltrações em sua casa, deve procurar solucionar esse problema o quanto antes. 

Para isso, antes de mais, é necessário detetar com exatidão a origem da infiltração e, para tal, é preciso proceder a uma peritagem de infiltrações. Posteriormente, essa mesma peritagem irá informar sobre qual o melhor caminho a seguir para erradicar a infiltração identificada.

inspeção das infiltrações

Deteção da Infiltração

Para detetar a origem da infiltração, deverá contratar uma empresa de peritagem, como a RELPA. 

A RELPA irá analisar o interior e exterior dos espaços afetados e:

1) Fazer inspeção visual dos elementos e o registo fotográfico das anomalias;

2) Recorrer a equipamentos de vanguarda, como medidores de humidade, câmaras endoscopias e câmaras térmicas, para detetar a origem da infiltração com precisão e de forma não destrutiva.

No caso da inspeção ser requerida por uma empresa de condomínio para todo o edifício, o perito da RELPA elaborará inquéritos aos moradores. Posteriormente, fará peritagens ao interior de todas as frações e analisará o estado de conservação das garagens, fachadas e coberturas, de modo a identificar as anomalias e a apurar as suas causas.

Resolução da Infiltração

A etapa seguinte consiste na resolução da infiltração. Neste fase, é necessário contratar uma empresa que execute as obras necessárias, respeitando as indicações deixadas pelo perito no relatório técnico de patologias adquiridas. 

Neste relatório, encontram-se listadas as evidências das patologias detetadas, as suas causas e efeitos, o caderno de encargos, o mapa de quantidades (lista das medições), bem como os trabalhos a desenvolver para a reabilitação e/ou reparação dos danos.

A RELPA, apresenta os métodos construtivos mais indicados para solucionar o problema da infiltração, e como não realiza obras, garante independência técnica aos seus clientes.

Perguntas Frequentes

Quando a origem de uma infiltração está na fração vizinha, deve solicitar ao vizinho que ele acione o seguro. Posteriormente, o seguro do seu vizinho deve enviar uma equipa de técnicos que irão proceder à peritagem do imóvel.
No entanto, há cada vez mais seguradoras que pedem aos próprios clientes para serem eles próprios a contactarem peritos para realizar o serviço.

Se as infiltrações tiverem origem nas áreas comuns do edifício, então elas são da responsabilidade do condomínio. Nestes casos, o condomínio não só é responsável pela resolução da infiltração, como pela reparação dos danos interiores causados por ela nas frações afetadas.
Nota: A este respeito, importa relembrar que existem terraços e varandas considerados áreas comuns, embora sejam de uso privado.

Especialistas em Infiltrações

Eng. Paulo Fernandes

Responsável

Eng. Paulo Fernandes

Perito Averiguador em danos reais

SPP – Sociedade Profissional de Peritagem | CNPR – Câmara Nacional de Peritos Reguladores

Experiência profissional

  • Diretor de Construção da DBR – Construção e Engenharia
  • Consultor de Projeto na Topwork – Soluções de Engenharia
  • Diretor Comercial de de Planeamento na Fibnet
  • Gestor de Projeto na Philips Portuguesa
  • Diretor de Construção da DBR – Construção e Engenharia
  • Consultor de Projeto na Topwork – Soluções de Engenharia

Formação profissional

  • Perito Averiguador em Danos Reais
  • Projetista de Térmica – Certificação energética

Sobre a RELPA

Fundada em 2016 pelo Eng. Paulo Fernandes, em Braga, a RELPA é uma empresa especializada em inspeção técnica e diagnóstico de patologias em habitações e edifícios.

A RELPA realiza vistorias detalhadas para identificar e analisar problemas como infiltrações, condensações, origem da humidade, fissuras e outros danos estruturais, e propõe as respectivas medidas corretivas.

Começou inicialmente como sendo uma empresa especializada em Relatórios Técnicos de Patologias a Edifícios, tendo, mais tarde, expandido a sua área de atuação para Diagnósticos Habitacionais, proporcionando aos seus clientes uma noção clara do estado de conservação da habitação que pretende comprar, quer a nível estrutural, quer a nível das infraestruturas, como eletricidade, canalização e gás.

Para além do diagnóstico de patologias a habitações e edifícios, a RELPA faz também inspeções preventivas em edifícios próximos de obras, visando evitar disputas causadas por danos. Essas inspeções abrangem áreas como interior de frações, varandas, fachadas, coberturas, garagens e zonas comuns. Após o levantamento das patologias existentes, é fornecido um relatório detalhado a ambas as partes.

A RELPA utiliza métodos não destrutivos, como inspeção visual e termografia, para obter resultados precisos.

A equipa técnica da RELPA possui formação específica e vários anos de experiência nas suas áreas de intervenção, e dispõe de equipamento de ponta, que, em conjunto, garantem um serviço de excelência.

Entre em contacto connosco


    Área abrangida: Portugal Continental