Relpa

Como acabar com os bichos da humidade e do mofo
Índice

Os bichos da humidade e do mofo correspondem a milhares de espécies, todas elas pertencentes ao grupo dos Psocoptera.

Tratam-se de insetos pequenos, muitas vezes menores do que uma formiga e com uma tonalidade castanha clara. Geralmente, este tipo de bichos alimentam-se de materiais orgânicos, como grãos, cola de livros, algas, derivados de amido e mofo.

 

Por que aparecem os bichos da humidade e do mofo?

Como o próprio nome indica, os bichos da humidade e do mofo surgem sempre em ambientes com elevados níveis de humidade. Portanto, quando se verifica que existe este género de bichos, é sinal de que nesse espaço há focos de humidade que importa resolver.

 

Como eliminar os bichinhos da humidade (peixinhos de prata)?

Para conseguir eliminar estes animais indesejados, também conhecidos como lepisma, é importante adotar algumas medidas, nomeadamente:

  • Remover restos de comida;
  • Fechar hermeticamente os recipientes;
  • Aspirar regularmente;
  • Eliminar todas as fugas de água nas canalizações;
  • Reduzir os níveis de humidade, recorrendo a aparelhos de ar condicionado, ventiladores ou desumidificadores.

Alternativamente, para resolver o problema da humidade de forma mais definitiva, pode contratar um especialista em deteção de humidades que lhe dirá qual a sua origem e como resolver o problema de forma permanente.

Quer se trate de humidade por condensação, humidade por capilaridade ou humidade proveniente de infiltrações, a RELPA pode ajudar a identificar a sua origem e orientá-lo(a) na sua resolução. Solicite um orçamento através do formulário na nossa página de contactos, ou através dos seguintes meios de contacto: pfernandes@relpa.pt / 968 513 973

 

Como eliminar os bichos do mofo das paredes (piolhos de parede)?

Para eliminar os bichos de mofo das paredes, pode usar um inseticida, embora esta se trate de uma medida meramente “paliativa”, pois não resolve o problema em definitivo. Assim, o ideal é adotar soluções que resolvam de forma permanente o problema que origina estes piolhos da parede.

Estes insetos alimentam-se do mofo e reproduzem-se quando há níveis elevados de humidade no ambiente. Assim, para tratar esta situação na raiz, importa controlar os níveis de humidade do espaço. 

Para reduzir a humidade no seu imóvel (que evitará também estragos a nível material), poderá contratar a RELPA, que fará um diagnóstico habitacional para entender quais as origens da humidade e respetivas medidas corretivas.

 

Como acabar com os bichinhos do mofo no guarda-roupa?

Quando o guarda-fatos tem um odor desagradável e/ou exibe manchas escuras, é sinal de que ele pode estar a alojar bichos do mofo.

Nestes casos, é importante fazer uma limpeza total do móvel. Para isso, deve esvaziar o guarda-fatos e colocar a roupa a arejar. A seguir, o interior do móvel deve ser aspirado e, posteriormente, limpo com um pano húmido. Esse pano pode ser embebido em vinagre de álcool puro para maior eficácia.

Também pode ferver vinagre e colocar o mesmo num recipiente, dentro do guarda-fatos, com as portas do armário fechadas, até o líquido arrefecer.

Finalize, deixando o guarda-fatos secar naturalmente, com as portas abertas ou, se necessário, recorrendo a um ventilador.

 

O que são os ácaros da humidade e como eliminá-los?

Os ácaros da humidade, ácaros do mofo ou bichos da humidade brancos são pequenas criaturas do grupo dos aracnídeos. Estes insetos desenvolvem-se, preferencialmente, em ambientes sujos e húmidos, onde há mofo e fungos. Por isso, é mais comum encontrar este tipo de bichos nas casas de banho, cozinhas, entre outras divisões mais húmidas.

Estes insetos são invisíveis a olho nu e, por isso, difíceis de detetar.

Tendo em conta os ambientes em que os ácaros se desenvolvem, para eliminar estes insetos e evitar a sua proliferação, importa manter uma higiene e ventilação adequadas. Se ainda assim eles não desaparecerem, a RELPA pode ajudar a identificar a origem da humidade e dar-lhe as orientações necessárias para resolver o problema definitivamente.

 

Como evitar que os bichos da humidade se reproduzam?

Os bichos da humidade reproduzem-se em ambientes húmidos, com sujidade e com fontes de alimento. Por isso, para evitar a multiplicação destes microrganismos, importa:

  • controlar os níveis de humidade, recorrendo a desumidificadores ou a ar condicionado;
  • limpar e aspirar regularmente, principalmente as áreas em que estes bichos estão presentes;
  • impedir o acesso destes animais a fontes de alimento, guardando a comida em embalagens herméticas.
  • Detetar a origem das humidades e resolver o problema definitivamente (com recurso a um especialista em humidades).

 

Solicite um orçamento através do formulário na nossa página de contactos, ou através dos contactos: pfernandes@relpa.pt / 968 513 973

Artigos relacionados